Faça sua consulta Faça sua consulta

CORONAVÍRUS: Diretrizes da CNDL e da CDL Cacoal para o combate ao COVID-19

Devido o avanço da Coronavírus no Brasil, a CNDL e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL) divulgam as seguintes diretrizes em relação aos procedimentos que devem ser adotados pelos Associados e demais estabelecimentos.

 

Atendimento ao Público

  • A CNDL e a CDL Cacoal orientam aos seus associados que, em suas áreas de atendimento ao público, seja disponibilizado álcool gel aos clientes, e que a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, maçanetas e banheiros seja feita com álcool 70% ou solução de água sanitária.
  • O atendimento presencial deve ser feito a uma distância de, pelo menos, um metro entre as pessoas, e os atendimentos ao público externo, assim como visitas fora do ambiente de trabalho, devem ser substituídos por contatos por meios digitais.
  • As reuniões devem ser substituídas por contatos telefônicos, videoconferências, e-mails e redes sociais.

 

Colaboradores

  • Os colaboradores que pertencem ao grupo de risco (idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal e tenham doença respiratória crônica) devem, se possível, serem orientados a realizarem suas atividades home office.
  • Devem ter utensílios individuas (copos, xícaras, talheres, etc.).
  • Todos colaboradores com suspeita de vírus devem imediatamente ficar em isolamento em suas residências.
  • Para evitar aglomerações de pessoas devem evitar a participação dos colaboradores em eventos externos e internos até diminuição significativa de casos da COVID-19 no país.

 

Eventos e reuniões

  • A CNDL e a CDL Cacoal orientam que os associados evitem reuniões e eventos presenciais. Desta forma, todas as agendas da CDL Cacoal previstas até o final do mês foram canceladas.
  • No lugar dos encontros presenciais, dar preferência às videoconferências e às chamadas telefônicas.

 

Campanha

  • Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal mobilizam esforços para conter a evolução da doença. As entidades já tem realizado campanha interna de prevenção à Covid-19. O material está disponível nas redes sociais da CNDL e CDL Cacoal.

 

Ministério da Saúde

  • A CNDL e a CDL Cacoal seguem as orientações emitidas pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão desenvolveu aplicativos com dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.

 

Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android:

 

iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

 

Com a finalidade de prevenir e informar a população sobre as Fake News que estão sendo propagadas sobre CORONAVIRUS, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população que serão apuradas pela áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

 

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede. O número é (61) 99289-4640.

 

A CNDL e a CDL Cacoal segue acompanhando os desdobramentos da epidemia e as orientações emitidas pelos órgãos competentes.

 

Essas diretrizes podem ser atualizadas a qualquer tempo.

 

Continuaremos honrando nos compromissos com nossos Associados, Colaboradores e toda Sociedade, de forma mais cuidadosa possível para que possamos superar este difícil momento!

 

Cacoal-RO, 19 de março de 2020.

 

 

Adeuvaldo Gomes de Brito

Presidente da CDL Cacoal

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?