Faça sua consulta Faça sua consulta

Planeje seus sonhos

Reserve uma quantia de seu orçamento para a realização de seus sonhos ou planos de gastos para o futuro! Não descuide nunca. Não comece a gastar mais do que tem e nem deixe de poupar o que sobrar. Esse é o segredo das pessoas ou famílias prósperas!

Não deixe os gastos tomarem conta do seu orçamento

Se os gastos excessivos começarem a ameaçar seu orçamento familiar, fique atento!

Procure reduzir aquelas despesas que estão contribuindo para o “furo” no seu orçamento. Fique atento ao uso do cartão de crédito, se você usá-lo de forma descontrolada, comprando mais do que deve ou precisa, poderá perder o controle dos gastos e elevar o seu endividamento. Os juros rotativos dos cartões são os maiores do mercado.

Fique atento ao orçamento
Veja o impacto das compras parceladas no seu bolso

 

Consuma e se divirta de maneira mais planejada, para que esses gastos não desequilibrem seu orçamento. Não vale a pena se endividar para comprar alguma coisa da qual você não precisa para viver.

Reflita sempre sobre as verdadeiras razões que levam você a consumir e evite gastar o dinheiro que iria para a poupança – e para a realização dos sonhos! Os pequenos prazeres do “agora” podem impedi-lo de conquistar os grande sonhos – como a casa própria, o carro novo, a viagem de férias etc.

Seja rigoroso com o gasto supérfluo! Compre o que é importante, procurando sempre os melhores preços ou produtos similares mais baratos. E não se esqueça: pesquise sempre!

 

DICAS

1. Anote todas as suas despesas antes de se decidir sobre o quanto gastar no seu lazer ou na realização dos seus sonhos. A falta de organização das contas faz com que você não perceba onde pode reduzir gastos para ter uma vida financeira saudável.

2. Reserve sempre um dinheirinho todo mês para gastar com o que é importante para você, sem comprometer as despesas fixas.

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?