Serviços disponíveis

Conheça o que podemos oferecer para a sua empresa
Cadastro Positivo SPC

Cadastro Positivo SPC

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo.

Esses dados ficam guardados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.

Você não precisa se preocupar com a segurança das suas informações. O SPC Brasil, como empresa gestora de banco de dados, está autorizado pelo Banco Central a operar o Cadastro Positivo.

Dúvidas Frequentes sobre o Cadastro Positivo.

Quais são as principais vantagens do Cadastro Positivo para os consumidores?

As principais vantagens do Cadastro Positivo são proporcionar aos consumidores uma análise de crédito mais abrangente e assertiva, possibilitar que eles negociem melhores prazos e taxas de juros, de acordo com a análise de cada empresa, e facilitar a aprovação de empréstimos e financiamentos. A expectativa é que o Cadastro Positivo democratize o acesso ao crédito incluindo pessoas que até então não tinham essa oportunidade.

As empresas também serão inseridas automaticamente no Cadastro Positivo?

Sim. Todas as regras e benefícios que são direcionados aos consumidores pessoas físicas também devem ser considerados para as empresas, pois todas têm algum tipo de relacionamento comercial com fornecedores e clientes e, portanto, também terão um histórico de pagamentos.

Por que o SPC Brasil afirma que os juros cobrados do consumidor poderão cair com o Cadastro Positivo?

O acesso ao histórico de pagamento dos consumidores pelas empresas que concedem crédito possibilita uma análise mais abrangente e assertiva, melhorando a qualidade da oferta do crédito. Com isso, a expectativa é que haja uma diminuição da inadimplência, fato que abre espaço para a redução da taxa de juros, principalmente para os consumidores com um histórico de pagamentos em dia. Essa tendência já foi observada em diversos países ao longo dos anos após a implantação do Cadastro Positivo. Além disso, o Cadastro Positivo incentiva a redução de juros via competição entre as empresas que concedem crédito, pois informações que antes só as instituições financeiras de grande porte possuíam, agora são compartilhadas com o mercado de crédito como um todo. Essa redução só pode ser quantificada pelas empresas que concedem crédito de acordo com seus parâmetros internos.

Quais são os direitos de quem aderiu ao Cadastro Positivo?

Dentre outros direitos previstos na Lei 12.414/11, regulamentada pelo Decreto 7.829/12, podemos ressaltar:

  • Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados do Cadastro Positivo, no momento da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito;
  • Solicitar o compartilhamento das informações do seu cadastro com outros bancos de dados a qualquer momento;
  • Solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema;
  • Conhecer os principais critérios considerados para análise de crédito, resguardado o segredo empresarial;
  • Solicitar o cancelamento do seu Cadastro Positivo SPC Brasil a qualquer momento. Com a alteração da Lei, os consumidores poderão solicitar para qualquer um dos birôs sua saída do banco de dados e a comunicação será compartilhada entre os birôs. Isso também vale para uma nova entrada no Cadastro Positivo.

Estou negativado (a), posso participar do Cadastro Positivo?

Sim, qualquer consumidor pode participar do Cadastro Positivo, desde que maior que 18 anos, mesmo tendo dívidas em seu nome. O Cadastro Positivo armazena os pagamentos realizados pelos consumidores, portanto são informações adicionais que os consumidores poderão disponibilizar para as empresas e ter uma análise de crédito mais justa.

Minhas informações do Cadastro Positivo podem ser utilizadas com outra finalidade, que não a de análise de crédito?

Não. Ao autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo você não estará permitindo o uso dos seus dados para promoções, e-mails marketing, disparo de SMS entre outros.

Quem gerencia o Cadastro Positivo? O Governo?

Não. Quem administra o Cadastro Positivo são empresas privadas classificadas como gestor de banco de dados, como o SPC Brasil.

Que tipo de compra é disponibilizado no Cadastro Positivo?

Constarão no histórico de pagamento informações de financiamentos, empréstimos, compras a prazo e despesas com o fornecimento de água, esgoto, luz, gás, telefone (exceto modalidade pós-pago), assistência médica, odontológica, internet, TV por assinatura, escolas, administradoras de cartões e instituições financeiras.

Quais informações não poderão constar no Cadastro Positivo?

As informações que não estiverem vinculadas à análise de crédito ao consumidor, como quais compras foram realizadas com o empréstimo adquirido, qual a cor e modelo do carro financiado e etc. Bem como os dados de telefonia celular na modalidade pós-paga.

Quem pode consultar minhas informações do Cadastro Positivo?

As informações sobre o consumidor constante no Cadastro Positivo somente poderão ser acessadas pelo próprio cadastrado ou por consulentes (instituições financeiras, lojistas e empresas em geral credenciadas no SPC Brasil) que com ele mantiverem ou pretenderem manter relação comercial ou creditícia.

Quais as desvantagens que o consumidor terá ao pedir sua exclusão do Cadastro Positivo?

Uma das principais desvantagens é que a avaliação de crédito do consumidor será realizada com base nas informações restritivas, fornecendo ao mercado uma visão parcial do seu histórico de pagamento. Dessa forma, no momento da análise de crédito, as informações de pagamentos do seu Cadastro Positivo não serão consideradas.

Se você recebeu algum comunicado sobre a inclusão no cadastro positivo, e tem dúvidas, basta entrar em contato com a CDL de Cacoal ou acessar o site https://brasilnopositivo.com.br/

Formulário de interesse