Como adequar o mix de produtos aos hábitos de consumo do seu cliente

Confira quatro dicas para não erra na escolha de novos produtos para o varejo de alimentos

Os gestores de compra do varejo alimentício são desafiados diariamente com uma quantidade grande de novos produtos. Como escolher o produto ideal para o estabelecimento, uma vez que a escolha errada pode trazer prejuízos para o negócio, acarretando necessidade de troca, ruptura, insatisfação dos consumidores ou até mesmo perda total da compra?

Conheça quatro aspectos a serem observados na hora de definir o mix de produtos do seu varejo:

  1. O produto deve estar alinhado ao perfil do seu cliente

Este deve ser o primeiro aspecto a ser observado. Para isso, é fundamental conhecer bem o perfil do consumidor e entender também a proposta do novo produto. Pouca chance terá um produto muito bom focado em saudabilidade em um varejo com público prioritariamente formado por consumidores de guloseimas.

  1. O produto deve agregar valor

As novidades devem agregar valor para o mix de produtos da loja e ter espaço na gôndola. Essa avaliação é importante para entender se o novo produto está trazendo algo diferenciado, se poderia substituir algum outro item que não está performando bem. É novo produto ou mais do mesmo? Algo precisará ser retirado para dar lugar à novidade?

  1. Ações promocionais

Introduzir um novo produto sem nenhum tipo de ação promocional pode ser o caminho para o fracasso do lançamento. Qualquer novidade precisa ser propriamente introduzida para o consumidor por meio de destaque em gôndola, promoções, tabloides, etc. Portanto, quando estiver negociando um lançamento, é preciso considerar também as atividades e investimentos necessários para iniciar as vendas do novo produto.

  1. O produto deve estar alinhado às tendências

Com um mercado incerto e volátil, as demandas dos consumidores estão constantemente mudando e evoluindo. O varejista deve considerar que o consumidor está cada vez mais informado e busca por produtos que atendam às suas necessidades e também estejam alinhados às suas crenças e valores. Manter um sortimento de produtos diferenciado e relevante para esse comprador exigente é essencial.

Fonte: Revista Varejo S.A

Comentários

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?