Faça sua consulta Faça sua consulta

44% devem passar a data em casa e 30% dizem que cada pessoa contribuirá com um valor para dividir a comemoração. 62% vão comprar roupa ou sapatos novos para a celebração do Natal

A ceia de Natal e os eventos de celebração da data são uma tradição das famílias brasileiras. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que o consumidor deve desembolsar, em média, R$ 322 com os preparativos da ceia e/ou do almoço de Natal.

Os dados também mostram que 99% dos entrevistados pretendem celebrar o Natal, sendo que 44% devem comemorar em casa, 18% na casa dos pais e 16% na casa de outros parentes.

Além disso, para 30% dos entrevistados cada pessoa/família contribuirá com um valor, 28% pretendem dividir as despesas com cada pessoa/família levando um prato e 12% pretendem arcar com todas as despesas da comemoração.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância da celebração do Natal, mas também de se manter atento aos gastos nesta época do ano.

“Esta é uma época de muitas comemorações e trocas de presentes. As famílias mantêm a tradição de realizar as ceias e os almoços. Para que tudo isso não pese no bolso, os consumidores podem usar a criatividade para não sair do orçamento. As brincadeiras de troca de presentes e a divisão da ceia entre os participantes são excelentes opções”, orienta.

O levantamento revela ainda a intenção das pessoas em comprar alguma roupa, sapato ou acessórios novos para usar no Natal. Em cada dez brasileiros que vão celebrar a data, seis (62%) disseram que vão comprar alguma peça nova de vestuário ou acessório, sobretudo as mulheres. O gasto médio previsto deve ser de R$ 297.

Fonte: CNDL/SPC Brasil
Autor: Marina Barbosa

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?