Faça sua consulta Faça sua consulta

CIDADE MAIS LIMPA: Cacoal recebe 400 contêineres de resíduos sólidos

A cidade de Cacoal vai contar a partir desse mês com 400 contêineres de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A aquisição foi feita por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal (Comdema).  A CDL Cacoal e a empresa Click Net também apoiaram a iniciativa, fornecendo o material para adesivar os contêineres.   

As 400 unidades estão sendo distribuídas em locais de maior produção de lixo, como órgãos públicos e área comercial, incluindo feiras livres. A previsão é a de que a distribuição seja concluída até o final do mês de fevereiro. Foram investidos R$ 669.600,00 na aquisição dos contêineres, sendo R$ 1.674,00 por unidade. 

O gestor ambiental Sandro Ricardo Coelho, secretário municipal de Meio Ambiente, disse que a parceria entre os órgãos públicos e o setor comercial e industrial, é de suma importância para toda a população.  “A união de forças desses órgãos, junto com o setor educacional, contribui para avançarmos inclusive no trabalho de mudança de hábito da sociedade local e começarmos a separar o lixo reciclável do comum”, disse o secretário, destacando que “isso refletirá numa significante economia financeira ao município”.   

O professor Ricardo Sérgio Ribeiro, presidente do Comdema, também destacou a importância da parceria. Ele informou também que o conselho acabou de adquirir um veículo para ser utilizado pela equipe de educação ambiental da Semma. “São iniciativas que contribuem com a preservação do meio ambiente e a conscientização das novas gerações”, disse.

O presidente da CDL Cacoal, Adeuvaldo Gomes de Brito, disse que a entidade está aberta para discutir e apoiar iniciativas que realmente contribuam com o bem estar da população e o desenvolvimento do município. “Defendendo nosso município, estamos defendendo também nossos negócios”, disse. 
  
Menos lixo, mais economia
 O secretário municipal de Meio Ambiente, Sandro Ricardo Coelho, disse que todo o conjunto de ações que vem sendo realizado pela Semma, em parceria com outros segmentos, vai contribuir com uma evolução gradativa, que no final das contas, representará inclusive mais economia aos cofres públicos. Ele informou que Cacoal produz anualmente cerca de 24 mil toneladas de lixo, o que representa um gasto em torno de 10 milhões. “Se a Prefeitura, junto com os empresários e a população, conseguir reduzir esse volume em cerca de 30%, estaremos alcançando uma economia na ordem de aproximadamente 3 milhões, em um ano”, disse. 

Os recursos economizados com a redução do volume do lixo, segundo o secretário, seriam investidos na aquisição de veículos e outros equipamentos necessários para melhorar e ampliar os serviços executados em favor do meio ambiente. 

O secretário afirmou que o objetivo da Prefeitura é ampliar a parceria com os demais segmentos do município, no sentido de fazer com que a cidade de Cacoal se torne cada vez mais limpa e organizada. No caso da parceria com a CDL Cacoal, ele disse que acredita no comprometimento do empresário e do contribuinte cacoalense, com a cidade que moram e que escolheram investir. “Torço para que essa parceria seja vitalícia e que a cada ano, essa sementinha que foi plantada, germine e renda mais e mais frutos”, afirmou.

Fonte: CDL Cacoal
Autor: Eli Batista - Assessora de Imprensa

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?