Faça sua consulta Faça sua consulta

CNDL participa de encontro com Geraldo Alckmin

Wagner Silveira Jr., Paulo Guimarães, Leonardo Severini, Geraldo Alckmin, deputado Zé Neto e João Sanzovo (Foto: Humberto Viana)

Reunião organizada pela UNECS teve como objetivo apresentar ao novo ministro da Indústria e Comércio e Serviços as pautas prioritárias do setor e o papel das maiores entidades de livre adesão do Brasil

Representantes das entidades que compõem a UNECS (União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços) se reuniram nesta terça-feira (10) com Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), .

A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) também esteve no encontro, representada pelo presidente da CDL/DF (Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal), Wagner Gonçalves da Silveira Júnior.

A audiência foi intermediada pelo deputado Zé Neto (PT-BA), que integra a FCS (Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo), e teve como objetivo sedimentar a aproximação das maiores entidades de livre adesão do Brasil junto ao novo governo.

Durante a reunião, o presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Leonardo Miguel Severini, o presidente da AFRAC (Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços), Paulo Eduardo Guimarães, e o presidente do conselho da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), João Sanzovo, apresentaram as pautas prioritárias do setor, relacionadas ao ambiente de negócios, como:

– A necessidade do aumento do teto do Simples Nacional;
– A necessidade de inclusão dos bares e lanchonetes de volta no PERSE (Port. 11.266/22);
– A redução das obrigações acessórias através do PLP 178/2021;
– A Reforma Tributária;
– A desoneração da folha de pagamento;
– A preocupação do setor com o julgamento do STF sobre as demissões sem justa causa, esta  relacionada à adesão do Brasil à convenção da OIT e a geração pelo setor de emprego e renda.

Leonardo Severini, Wagner Silveira Jr., Geraldo Alckmin e Zé Neto (Foto: Humberto Viana/CNDL)

Caminho para o desenvolvimento
O novo ministro saudou o grupo e previu bons resultados para o futuro. “É uma alegria receber o deputado Zé Neto e os representantes da UNECS. Esse é o bom caminho. O caminho do desenvolvimento, da atração de investimento, da geração de emprego e renda”, disse o vice-presidente, que elogiou o resultado da reunião e se mostrou aberto ao debate. “Tivemos uma discussão muito proveitosa e o setor de comércio e serviços pode contar conosco”, garantiu.

Alckmin ressaltou a importância da recriação do MDIC, que havia sido extinto. “O presidente Lula recriou o ministério da Indústria e Comércio e Serviços para que possamos estimular o emprego, a renda e o desenvolvimento”, disse. “Assim teremos um país mais justo, com menos desigualdade e mais oportunidade”, destacou.

O novo ministro também ressaltou a necessidade de diálogo entre o setor produtivo, o parlamento e o governo. “Vamos trabalhar em parceria. Quem ouve mais, erra menos”, falou. “E vamos fazer isso permanentemente em interlocução com o Parlamento e o setor produtivo, especialmente o setor de Comércio e Serviços, que é o grande gerador de emprego e renda no mundo inteiro, especialmente no Brasil. Podem contar conosco!”, reforçou Geraldo Alckmin.

Leonardo Severini, presidente da Abad, agradeceu o vice-presidente, em nome da UNECS, e garantiu uma parceria proveitosa para avançar em pautas de interesse do setor. “Tenho certeza que teremos muitos pontos para serem discutidos e nós para serem desatados”, disse.

Fonte: Varejo S.A.
Autor: Humberto Viana

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?