Faça sua consulta Faça sua consulta

Humanização, automação e customer experience agregam valor ao consumidor no Varejo

Empresários e consumidores estão certos de que a aceleração tecnológica precisa ser uma realidade latente no meio dos negócios. A transformação digital, no que se diz respeito também à automação comercial, já é um dos temas em alta no meio corporativo e soma-se a um investimento alto em humanização do atendimento. Diretrizes deste gênero estão sendo firmadas para que se garanta eficiência, e assegure não só a venda, mas a fidelização do seu cliente.

Estamos na era ‘humanológica’ do setor de Varejo e Consumo, e o comportamento dos consumidores, que já vem mudando há um tempo, empurram as marcas a estarem cada vez mais atentas, para levar uma melhor experiência de compra no ponto de venda (seja físico ou digital). No mundo “figital”, é muito importante atuar na jornada dos clientes independente do canal que ele utiliza, para entender suas necessidades em cada situação. E uma das ferramentas que ajudam a manter a proximidade junto aos clientes, é a automação comercial, que pode ser implementada em diversos setores com o objetivo de otimizar os processos e garantir agilidade nas operações e melhoria no atendimento ao cliente.

Recentemente o Linkedln divulgou um relatório sobre o cenário de vendas no Brasil, mostrando que as empresas do varejo pretendem aumentar, em no mínimo, 63% o uso de soluções tecnológicas neste ano, em comparação com 2021. A pesquisa ainda apontou que 61% utilizam ferramentas de colaboração/apresentação virtual, 58% CRM, 56% planejamento de vendas e 53% inteligência de vendas.

Esses dados mostram que as empresas estão cada vez mais preocupadas em aplicar ferramentas que auxiliam na gestão de seus negócios, e também em mapear os aspectos que influenciam o processo de compra dos consumidores. Um estudo divulgado pela Zendesk, afirma que 61% dos consumidores esperam um melhor atendimento após a pandemia da Covid-19, e 90% estão dispostos a gastar mais em vivências e atendimentos personalizados. Para atender essa expectativa, soluções que fomentem as vendas, ajudam a fidelizar e melhorar os resultados, impulsionam ainda mais o fortalecimento da marca.

Principalmente quando utilizadas tecnologias que auxiliam na integração dos processos corporativos e ajudam na tomada de decisão. Dessa forma as empresas conseguem personalizar o atendimento e estabelecer um relacionamento que aumenta o contentamento dos clientes. A automação comercial vem para ajudar nesse processo das operações, coletando e gerando dados, que ajudam a melhorar a administração e controle operacional sobre os negócios.

Como podemos ver, pensar na gestão das empresas visando a jornada dos consumidores em todos os processos, é o principal caminho para um atendimento mais humanizado, agregando valor e fidelizando os clientes. Hoje as empresas precisam mais do que nunca realizar toda transformação digital e entrar definitivamente numa era mais humanizada do âmbito do varejo, para ficarem à frente dos seus concorrentes e se tornarem referência no mercado com um atendimento que valoriza os compradores.

Fonte: Varejo S.A.
Autor: Fernanda Peregrino

Comentários

Sistema CNDL

Olá, como posso ajudar?

Olá, como posso ajudar?